Um grande clichê entre os cariocas é dizer que o melhor de Niterói é a vista pro Rio. Eu sei, a vista pro Rio é mesmo deslumbrante, mas as vistas pras coisas lindas de Niterói também são um ponto alto da cidade. Entre elas, se destaca a vista do Costão de Itacoatiara.

O Costão de Itacoatiara fica na famosa praia de Itacoatiara, é claro. Itacoá, ItacoatiARADISE ou ItaCROÁCIA é mesmo um pedacinho do paraíso na Região Oceânica. A praia é um point dos niteroienses descolados e um ótimo lugar pra aproveitar o dia de sol. O Costão é a pedra que fica no canto esquerdo da praia – se você estiver olhando para o mar.

IMG_6213

A Subida

Eu estou longe de ser uma atleta e consegui subir o Costão, mas preciso dizer: Cansa!

A subida dura ao todo em torno de meia hora e é dividida em duas partes. O primeiro trecho dura cerca de 10 minutos e a subida é feita na parte com mata, usando os degraus formados por pedras e troncos de árvores. O segundo trecho é a parte mais longa e também mais punk. São 20 minutos subindo pelas pedras, com muitos trechos em que é preciso apoiar as mãos no chão! Tem que ter concentração, equilíbrio e um poquinho de força nas panturrilhas também ajuda!

O esforço vale à pena quando se chega lá em cima. A vista é simplesmente maravilhosa!

Costão de Itacoatiara, NiteróiNa hora de descer, muito cuidado e equilíbrio pra não escorregar! Depois da aventura, todo mundo merece um mergulho no mar!

Dá muito medo?
Antes de ir, eu tinha ouvido alguns relatos tensos sobre a subida. Pra mim, o grau de dificuldade é razoável, você precisa ser cuidadoso, mas não é o tipo de coisa que você se sente o tempo todo em perigo.

Como chegar:
Vá até a Praia de Itacoatiara e ande até o final à esquerda, em diração ao Costão. Seguindo o fluxo dos carros, um pouco mais adiante, você vai encontrar a guarita onde começa a trilha. Não tem erro!

O que levar:
Água é indispensável! É sempre bom ter alguma coisa de comer na bolsa, como barrinhas de cereal.

Use protetor solar e, de preferência, vá de tênis.

Roupa de banho é sempre uma boa pedida pra se refrescar na praia depois da descida!