O aeroporto de Tocumen (PTY) fica na Cidade do Panamá, é o maior aeroporto do País e um dos principais hubbs de conexão das Américas. Por ele passam cerca de 9 milhões de passageiros por ano, deles um percentual razoável em conexão. Se você for um desses passageiros, saiba como aproveitar esse enorme Free Shop, digo, aeroporto.

A moeda usada no Tocumen é o dólar. Logo, lembre-se de ter alguns dólares guardados (ou cartão habilitado).

Entre as lojas o domínio fica com a rede La Riviera: são várias espalhadas e cada uma com um foco específico: umas de tecnologia, outras de perfurmaria, outras de relógios,bolsas e óculos. Há ainda algumas Rivieras customizadas por marca, como é o caso da Samsung e Michael Kors. O aeroporto conta ainda com lojas da Adidas, Mac, Lacoste, Tommy, Boss, Bvlvari, Burberry, Swatch, Tissau, Mont Blanc, Crocs e algumas lojas multimarcas – além de muitas outras! O que eu mais gostei foram uns quiosques super úteis onde se comprar produtos variados por 10 dólares. [eu comprei um travesseiro de pescoço novo!]

Está vindo de San Andres?  Veja onde seus dólares valem mais! 

Além das tiendas, há no aeroporto várias opções de alimentação. Na praça onde comemos tinha uma rede de fast food chamada Carls jr, Dominos, opção de comida oriental, opção de frango frito estilo americano, CinnamonXxx e Hagen Daz. Espalhadas pelo aeroporto ainda há outras opções como Subway, Dunkin Donuts e Viena

Pra se ter noção de alguns preços:
– pizza individual na Domino’s com coca cola: $12.90
– combo de hambúrguer, batata e refrigerante: $14
– 1 bola de Hagen Daz: $3.95

O aeroporto oferece internet gratuita com uso restrito a apenas duas horas por aparelho. Pra usar você faz um pequeno cadastro com seu e-mail, mas depois que as primeiras duas horas acabam, não dá pra driblar o cadastro com um novo e-mail, o sistema te bloqueia de acordo com o ip do aparelho. Se tiver mais de um device, cadastre com outro e-mail e aproveite mais duas horas.

Um outro wifi chamado “Wisperhotzone” também aparecerá pra você como livre, mas no momento da tela de cadastro você vai precisar de um código que pode ser comprado com cartão de crédito. 1 dia de conexão contínua (24 horas seguidas) custa 10 dólares.